O Curso
O curso “BIM - técnicas de Arquitetura, Engenharia e Construção digitais”, promovido pelo DOMUS.ipt do Instituto Politécnico de Tomar, realiza-se nos próximos dias 8, 9, 15 e 16 de março de 2019.
O crescente aumento da complexidade dos edifícios, a proliferação da informação, a redução de prazos e o controlo de custos obrigam à utilização de soluções otimizadas e automatizadas que se adaptem a esta nova realidade. Torna-se imperativo recorrer às mais avançadas ferramentas disponíveis e adaptar os seus processos às exigências do mercado atual e futuro.
A metodologia BIM (Building Information Modeling), bem como as ferramentas associadas, têm vindo a afirmar-se cada vez mais como a tendência atual na otimização da produtividade do sector, sendo já um requisito obrigatório em alguns países.
A formação e o ensino são uma componente essencial do processo de aumento da maturidade do BIM, contribuindo para o acréscimo de conhecimentos e competências técnicas necessárias para a implementação e adaptação a este novo paradigma. Denota-se uma lacuna formativa a nível nacional, face ao processo de adoção crescente de metodologias BIM, sendo fundamental dotar os profissionais de competências ao nível da modelação, interoperabilidade e fundamentalmente da gestão de informação, que lhes permita continuar a exercer a sua atividade profissional no contexto atual e futuro.
O DOMUS.ipt, estrutura de apoio tecnológico à indústria AECO do Médio Tejo, ciente da necessidade de formação dos técnicos da área AECO (arquitetura, engenharia, construção e operações) nesta nova metodologia propõe, na sequência da palestra realizada a 5 de Dezembro de 2018 sobre “BIM na indústria AEC – um novo conceito”, a realização deste curso breve “BIM – técnicas de Arquitetura, Engenharia e Construção digitais” como forma de sensibilização dos técnicos do sector para esta matéria.
Pretende-se com esta formação dotar os formandos de conhecimentos da metodologia BIM, apresentando conceitos básicos e avançados, que permitam o início do seu percurso no manuseamento de ferramentas de modelação e coordenação. Serão lecionados meios para que os formandos possam melhorar os fluxos de trabalho e a produtividade nas suas empresas, através da utilização das plataformas Autodesk Revit, Navisworks e Dynamo, inseridas numa metodologia BIM.
No final da formação, os formandos deverão estar familiarizados com a metodologia BIM, conhecendo desde os seus conceitos base, como a modelação paramétrica, até aos conteúdos mais avançados, incluindo a normalização e os Planos de Execução BIM (BEP). Ficarão também autónomos na modelação de projetos de arquitetura e engenharia na plataforma Autodesk Revit, onde terão contacto com as diversas ferramentas de modelação, como tabelas e templates. Consolidarão competências na coordenação de projetos através da plataforma Autodesk Navisworks, nomeadamente, componentes de trabalho colaborativo e modelos federados, e a posterior aplicação das ferramentas de deteção de conflitos, linha temporal e quantificação dos elementos. Os formandos serão ainda capazes de utilizar a plataforma Dynamo, que tem por base a programação visual, onde irão explorar algoritmos de otimização que possibilitam a ligação eficiente com o Revit, Autocad e Excel.
O curso é dirigido aos diversos níveis e sectores da indústria da Arquitectura, Engenharia e Construção (AEC) com necessidade de formação em BIM, nomeadamente técnicos municipais, agentes políticos, comunidade científica e académica, projetistas, construtores, agentes imobiliários e outros interessados nestas temáticas.